Terapias

Todas as terapias contempladas no Desenvolve-T destinam-se a bebés, crianças e jovens com qualquer tipo de dificuldade motora e intelectual, nas mais diversas áreas tanto académicas, como funcionais e comportamentais.

02

Terapia da fala

Pretende otimizar as capacidades de compreensão, expressão e comunicação verbal e não-verbal, através de especial atenção à audição, voz, linguagem, fala, fluência, deglutição e motricidade orofacial da pessoa ao longo da vida.

terapia da fala

Terapia Ocupacional

Avalia e intervém ao nível da pessoa, da ocupação e do ambiente, atuando no desenvolvimento de competências, restauro de funções perdidas, prevenção de disfunções e/ou compensação de funções, através do uso de técnicas e procedimentos específicos e/ou da utilização de ajudas técnicas ou tecnologias de apoio, promovendo a capacidade de escolher, organizar e desempenhar, de forma satisfatória, ocupações que a pessoa consider significativa para a sua vida. 

Terapia ocupacional

Fisioterapia

Objetiva desenvolver, manter e/ou restaurar o máximo movimento e capacidade funcional ao longo da vida da pessoa, sendo prestada em circunstâncias em que o movimento e a função são ameaçados pelo envelhecimento, lesões, dor, doenças, síndromes ou distúrbios. Assim, esta área pretende identificar e maximizar a qualidade de vida e o potencial de movimento nas áreas de promoção, prevenção, tratamento/intervenção, habilitação e reabilitação, abrangendo o bem-estar físico, psicológico, emocional e social da pessoa.

Fisioterapia infantil

Psicomotricidade

Relaciona a componente cognitiva e motora do indivíduo, com base na relação empática estabelecida entre o terapeuta e paciente. Destina-se a todos os grupos etários e, através da metodologia específica a cada intervenção, atua no âmbito terapêutico, reabilitativo e/ou preventivo. 

Psicomotricidade

Psicologia educacional

Potencializar aprendizagens e eliminação das barreiras que se interponham às aquisições. Intervém ao nível das várias áreas do desenvolvimento: aprendizagem, motivação, comportamento e do desenvolvimento emocional. O seu papel deve ser como parceiro na intervenção, e ter a função de informar, apoiar e modelar comportamentos.

psicologia educacional

Coaching parental

Pretende dar apoio a pais e/ou cuidadores passando informação, guiando e dando estratégias sobre o modelo de atuação para os filhos com necessidades especiais, conseguindo um compromisso e envolvimento no processo terapêutico, permitindo um melhor equilíbrio familiar.

coaching parental